E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
Relatório
Este relatório tem como
objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade
proposta pelo Projeto Trilhas, através do Caderno de orientações – Histórias de
acumulação, no dia 27 de setembro de 2012.
O
livro a ser trabalhado foi ‘A casa Sonolenta’. Iniciei a atividade mostrando
aos alunos a capa do livro e questionando sobre o que eles pensavam que se
tratava o texto. Todos concluíram que se tratava de uma casa que dormia.
Prossegui
apresentando as páginas e em cada uma perguntava o que eles viam representadas
nas mesmas. Uns falavam os personagens que viam: uma mulher, um menino, um
cachorro e assim por diante. Percebi que a cada página eles só falavam os nomes
de todos os envolvidos na cena. Fiz então, a leitura do texto.
Eles
ficaram curiosos em saber o texto de cada ilustração. Durante a leitura,
percebi que eles já foram percebendo a cada página o texto aumentava e repetia
algumas frases. Ao terminar, eles consideram a história divertida.
Um
fato marcante ocorreu quando um aluno disse na última página que ali havia um
arco-íris. Isso chamou a atenção porque dias antes tinha trabalhado um vídeo da
Tv Escola: De onde vem o arco-íris. E imediatamente, alguns disseram que ele
estava lá porque no começo do livro estava chovendo e que havia amanhecido,
pois iniciou o livro numa noite chuvosa.
Quando
solicitei que recontassem a história observando apenas a ilustração, notei que
eles não falavam o nome de todos os personagens envolvidos na cena e que não se
verificava a acumulação das imagens.
Questionados
sobre qual parte mais gostaram disseram ter sido o momento em que a pulga picou
o rato, pois é quando começa, nas palavras deles, a desmoronar.
O
próximo passo foi a divisão das cartelas para colocar em ordem os personagens
conforme aparecem na história. E ainda, compararam a acumulação na história a
de Chapeuzinho Vermelho, sendo que primeiro aparece a mãe de Chapeuzinho,
depois a Chapeuzinho, o lobo mau, a vovozinha e o caçador.
Quanto a atividade, em
função da exploração das imagens e da repetição do texto, os alunos não tiveram
dificuldades em realiza-la. E para finalizar, adaptei a atividade de relacionar
os personagens em sua ação para um ditado de frases, onde pude observar a
escrita dos alunos, analisando a ortografia e explanando sobre as ações de cada
personagem. Ao final do ditado, escrevi as frases no quadro e os alunos foram
corrigidos as palavras que continham erros ortográficos.
No dia 28 de setembro,
apresentei aos alunos mais dois textos que trabalham com acumulação no formato
de vídeo: a árvore da montanha e a velha a fiar. Logo no primeiro vídeo, os
alunos perceberam que era semelhante ao texto do livro A casa sonolenta. Eles
consideraram os vídeos muito interessantes e puderam exercitar a memória. Porém
interessante, foi a maneira como comemoravam a cada trecho que conseguiam
repetir corretamente.
Considero
este tipo de atividade de extrema importância para o desenvolvimento das
crianças, pois permite ao aluno usar sua imaginação, antecipando o que pode
acontecer. Ao explorar as informações contidas no livro, ou no vídeo, eles
aprendem sobre suas características observando detalhes das ilustrações
relacionando-as com a história, contribuindo para que entendam a relação do
texto com a figura, ampliando seus conhecimentos sobre tipo de texto narrativo.
Presidente Médici, 28 de setembro de
2012.
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