E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
Relatório
No
dia 06 de setembro, iniciei a atividade mostrando aos alunos as figuras do
livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar e questionando se eles conheciam os personagens
que aparecem no livro e ao mesmo tempo solicitando que identificassem as
histórias das quais fazem parte os personagens apresentados.
Durante
a apresentação, percebi que as crianças não tiveram dificuldades em reconhecer
alguns personagens, tais como: Cinderela, João e Maria, Pequeno Polegar, Os Três
Ursinhos, porém Robin Wood e Pastora não eram de conhecimento deles. Acredito
que não tenham tido a oportunidade de conhecer essas histórias.
Prossegui
falando que cada página observada apresentava um segredo, ressaltando que era
necessário ficarem bem atentos para conseguir descobri-lo.
Realizei
a leitura do texto, procurando evidenciar o ritmo, as rimas e as palavras
conforme a orientação. Finalizei pedindo que comentassem o que entenderam.
Alguns alunos, imediatamente comentaram que o texto era apresentado em rimas,
porém ficaram chateados, pois até este momento não tinham descoberto o segredo.
Em seguida, dividi a turma em quatro grupos
para realizar a atividade com as cartelas de ilustrações que consiste em
ordenar a sequência narrativa da história. Cada grupo recebeu as cartelas fora
de ordem e deveriam organizá-las. Durante, a atividade passei pelos grupos para
observar a maneira como cada grupo decidiu montar sua sequência. Um grupo, por
não conseguir chegar a um acordo, permitiu que apenas um aluno colocasse as
cartelas em ordem. Dois grupos discutiram qual a cartela poderia ser colocada.
Outro grupo dividiu entre eles as cartelas e quem estivesse com a cartela a
colocaria no local adequado.
No
momento da socialização, verifiquei que três grupos não tinham conseguido
montar a sequência correta e apenas um grupo o fez corretamente. Então, fiz a
leitura do livro e pedi aos três grupos que reordenassem as figuras. Ao
terminarem perguntei aos alunos do grupo que fez corretamente a ordenação qual
estratégia utilizaram para montar a sequência e eles responderam que
descobriram o segredo e ficou fácil a montagem das cenas. Questionei se mais
algum grupo havia descoberto o segredo, porém a resposta foi negativa. Só após
a explicação do grupo que os demais perceberam do que se tratava.
Como
os alunos já estão no 2º ano, a atividade de leitura dos nomes dos personagens foi
reformulada. Fizemos a anotação no quadro dos nomes dos personagens e eles
foram identificando as histórias às quais pertenciam.
Os
alunos ficaram bastante envolvidos com a atividade e percebi que à medida que
iam discutindo as possibilidades para resolvê-las novos conhecimentos se
formavam e assim conseguiam concluir com êxito as ações propostas.
Foi
possível verificar ainda que este trabalho permite que os alunos possam
recuperar o texto de memória utilizando as ilustrações, ao mesmo tempo em que se
apropriam do conhecimento do tipo de texto apresentado, no caso o narrativo.
Além disso, os alunos colocam em jogo estratégias de leitura no momento da
antecipação do texto a ser lido, ampliando suas habilidades de leitura.
Presidente Médici, 08 de setembro de
2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário