E.E.E.F.M. Carlos
Drumond de Andrade
Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
Relatório de
aplicação de atividade
Componente Curricular:
Matemática.
Eixo Temático:
Tratamento da informação.
No
dia 14 de novembro de 2012, apliquei a atividade apresentada no Pró-Letramento,
Módulo Matemática que abordava o eixo temático Tratamento da Informação.
A atividade consistia na
leitura de uma parlenda e continha alguns questionamentos acerca do texto. Dividi
a turma em grupos e iniciei a atividade lendo o texto com as crianças e fazendo
algumas perguntas sobre o mesmo. Nesse momento
revisei o gênero textual abordado na atividade e percebendo que alguns
alunos ainda tinham dúvidas quanto ao gênero, aproveitei para saná-las.
Em seguida, cada grupo foi
resolver a atividade. Passei de grupo em grupo para verificar as estratégias
que cada um utilizou. Verifiquei que alguns não compreenderam a atividade,
então li com eles as questões e juntos fomos montando a estrutura de resolução.
Outro grupo conseguiu resolver sozinho, mas não conseguiu montar o gráfico. E
outro, entendeu parte da proposta, porém só conseguiu concluir depois que fiz
algumas intervenções.
Em outros momentos já havia
trabalhado com a turma a leitura e interpretação de tabelas e gráficos, mas
eles ainda não haviam construído sozinhos um gráfico ou montado uma tabela. A
princípio, eles reclamaram que era difícil, após as intervenções e a leitura demonstrando o
passo-a-passo descobrira que não era tão complicado assim.
Esse momento de construção e
compreensão coletiva é muito importante para a aquisição de conhecimento. Aos
poucos as crianças vão internalizando conceitos e montando suas próprias
estratégias de resolução de problemas.
Ao serem questionados se era
mais fácil fazer sozinho ou em grupo, um aluno disse que em grupo eles tinham
mais opções de ideias.
Para prosseguir com este
conteúdo, vou elaborar mais atividade com essa temática, verificando e
analisando a evolução na aprendizagem neste eixo.
Presidente Médici, 15
de novembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário