E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º
ano A
Relatório
Este relatório tem como
objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade
proposta pelo Projeto Trilhas, através do jogo – Rimas, nos dias 24 e 31 de
outubro de 2012.
No
dia 24 de outubro, para iniciar a atividade, conversei com os alunos sobre o
que é rima. Em seguida, utilizei alguns exemplos que seriam de fácil
compreensão.
Antes
de iniciar o jogo, fizemos a leitura dos nomes das imagens nas cartelas e nas
fichas, pois essa era uma forma de garantir que as crianças já conheciam o nome
das imagens.
No
decorrer da atividade fui orientando aos grupos que fizessem a leitura dos
nomes e observassem bem os sons ao final de cada palavra. Procurei relembrá-los
do projeto Pequenos Poetas que havíamos realizado no início do ano letivo,
chamando a atenção para as poesias que foram trabalhadas. Como as crianças
pequenas ficam encantadas com as poesias, pois veem como uma brincadeira, o
ritmo e as rimas logo são percebidas pelas crianças mantendo sua atenção à
sonoridade das palavras.
Com
o jogo das rimas eles puderam retomar esse aprendizado e aos poucos foram
relembrando o que estudaram. Percebi que alguns alunos a princípio não
conseguiram formar os grupos de palavras, mas após a explicação em cada grupo,
eles notaram que precisava observar o som ao final de cada palavra.
Nesse
primeiro momento realizei a atividade coletivamente e assim uns ajudaram aos
outros. O domínio na leitura das palavras favorece o conhecimento e facilidade
de associação.
No
dia 31 de outubro voltei a trabalhar o jogo, porém desta vez, em forma de
competição. Os alunos deveriam escolher as cartelas com as imagens e em seguida
preenchê-la no menor tempo possível. Observando os grupos notei que alguns conseguiam
rapidamente completar sua cartela e quando perguntei a estratégia utilizada me
disseram que era só observar as letras que aparecem na última sílaba.
Como
estamos trabalhando o conteúdo de acentuação, perguntei para eles o que
acontece com as palavras vovô e vovó, pois terminam com as mesmas
letras, porém não rimam. Para minha surpresa eles disseram que a diferença está
no acento, já que um é circunflexo e o outro é agudo. Percebi então que além de
saber que as rimas são produzidas por sílabas escritas com as mesmas letras,
também sabem que precisam perceber o som dessas sílabas.
Para
prosseguir com a atividade, sugeri que eles tentassem encontrar outras palavras
diferentes das que estão escritas nas fichas e que rimam com os nomes das
imagens das cartelas. A princípio eles acharam que era difícil, pois não
conseguiam lembrar, mas com o passar do tempo já estavam listando um grande
número de palavras.
Esse tipo de atividade auxilia na aquisição do
sistema de leitura e escrita, uma vez que passam a compreender o que são
letras, sílabas e fonemas. No período de alfabetização, as crianças ainda
encontram dificuldades para associar a leitura e a escrita e ao estudar sobre
rimas elas compreendem que os grafemas estão ligados aos fonemas e assim,
avançam no processo de aprendizagem.
Presidente Médici, 01 de novembro de
2012.
Parabéns pela atividade, esse jogo brinca com as palavras de forma criativa. Pelo relatório dá para perceber que o resultado foi positivo.
ResponderExcluir