quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projeto Solte o som! Atividade 6 - Utilização do software Pistas musicais.

      No dia 03 de maio, os alunos retornaram ao Laboratório de Informática, para utilizarem o software: Pistas musicais. Em dupla, utilizaram o software que consiste num jogo de pistas musicais e que devem ser seguidas com o mouse sem perder a sequência. No jogo, é evidenciado o som produzido por cada instrumento selecionado previamente pelo aluno e o computador indica a sequência que deverá ser seguida.
    Neste momento, os alunos desenvolvem a atenção, percepção e principalmente, a memória, requisitos necessários para passar de uma fase para outra. O jogo termina, quando o aluno consegue passar todas as fases, num total de 8.


      Ao concluir a atividade, foram feitos alguns questionamentos sobre as dificuldades e facilidades encontradas no decorrer do jogo. Alguns classificaram o jogo como fácil, outros disseram que era muito difícil. Percebemos que a maior dificuldade foi a falta de concentração e a falta de habilidade com o mouse, pois neste jogo estes são requisitos básicos. Para minimizar esse problema e evitar que os alunos ficasse frustrados, retornamos ao jogo e os que apresentaram maiores dificuldades foram auxiliados na execução do jogo.

Projeto Solte o som! Atividade 5 - Construção de um painel.

      Após a realização da pesquisa na internet das firguras dos instrumentos musicais, no dia 30 de abril, os alunos construiram um painel com as figuras dos instrumentos .
    As figuras impressas, foram pintadas e organizadas, com base nos conhecimentos adquiridos, de acordo com sua classificação: instrumentos de corda, percussão, sopro e teclas.
    Durante a pintura, discutimos sobre as características e a classificação dos instrumentos. Encerrada a discussão, construiram o painel, colando as figuras, agrupando-as conforme suas características.
     Os alunos declararam que a atividade foi fácil, pois eles conseguiram aprender a classificar os instrumentos, e que a pesquisa realizada na internet facilitou e ajudou nesse aprendizado.