sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PROJETO TRILHAS - HISTÓRIAS DE ACUMULAÇÃO

    E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
    Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
    Relatório 

Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade proposta pelo Projeto Trilhas, através do Caderno de orientações – Histórias de acumulação, no dia 27 de setembro de 2012.

            O livro a ser trabalhado foi ‘A casa Sonolenta’. Iniciei a atividade mostrando aos alunos a capa do livro e questionando sobre o que eles pensavam que se tratava o texto. Todos concluíram que se tratava de uma casa que dormia.

            Prossegui apresentando as páginas e em cada uma perguntava o que eles viam representadas nas mesmas. Uns falavam os personagens que viam: uma mulher, um menino, um cachorro e assim por diante. Percebi que a cada página eles só falavam os nomes de todos os envolvidos na cena. Fiz então, a leitura do texto.

            Eles ficaram curiosos em saber o texto de cada ilustração. Durante a leitura, percebi que eles já foram percebendo a cada página o texto aumentava e repetia algumas frases. Ao terminar, eles consideram a história divertida.

            Um fato marcante ocorreu quando um aluno disse na última página que ali havia um arco-íris. Isso chamou a atenção porque dias antes tinha trabalhado um vídeo da Tv Escola: De onde vem o arco-íris. E imediatamente, alguns disseram que ele estava lá porque no começo do livro estava chovendo e que havia amanhecido, pois iniciou o livro numa noite chuvosa.

            Quando solicitei que recontassem a história observando apenas a ilustração, notei que eles não falavam o nome de todos os personagens envolvidos na cena e que não se verificava a acumulação das imagens.

            Questionados sobre qual parte mais gostaram disseram ter sido o momento em que a pulga picou o rato, pois é quando começa, nas palavras deles, a desmoronar.

            O próximo passo foi a divisão das cartelas para colocar em ordem os personagens conforme aparecem na história. E ainda, compararam a acumulação na história a de Chapeuzinho Vermelho, sendo que primeiro aparece a mãe de Chapeuzinho, depois a Chapeuzinho, o lobo mau, a vovozinha e o caçador.

Quanto a atividade, em função da exploração das imagens e da repetição do texto, os alunos não tiveram dificuldades em realiza-la. E para finalizar, adaptei a atividade de relacionar os personagens em sua ação para um ditado de frases, onde pude observar a escrita dos alunos, analisando a ortografia e explanando sobre as ações de cada personagem. Ao final do ditado, escrevi as frases no quadro e os alunos foram corrigidos as palavras que continham erros ortográficos.

No dia 28 de setembro, apresentei aos alunos mais dois textos que trabalham com acumulação no formato de vídeo: a árvore da montanha e a velha a fiar. Logo no primeiro vídeo, os alunos perceberam que era semelhante ao texto do livro A casa sonolenta. Eles consideraram os vídeos muito interessantes e puderam exercitar a memória. Porém interessante, foi a maneira como comemoravam a cada trecho que conseguiam repetir corretamente.

Considero este tipo de atividade de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, pois permite ao aluno usar sua imaginação, antecipando o que pode acontecer. Ao explorar as informações contidas no livro, ou no vídeo, eles aprendem sobre suas características observando detalhes das ilustrações relacionando-as com a história, contribuindo para que entendam a relação do texto com a figura, ampliando seus conhecimentos sobre tipo de texto narrativo.


Presidente Médici, 28 de setembro de 2012.


PROJETO TRILHAS - HISTÓRIAS DE ACUMULAÇÃO