segunda-feira, 10 de julho de 2017

Relato de Experiência - Das telas de Portinari à produção escrita

EEEFM Carlos Drumond de Andrade

Projeto: Das telas de Portinari à produção escrita.
Elaboração: Lucimara Lopes França.
Público alvo: Alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Componente Curricular: Artes
Abrangência Curricular: Língua Portuguesa e História.

O projeto Das telas de Portinari à produção escrita foi desenvolvido numa turma do 2º ano do ensino fundamental, no período de outubro a dezembro de 2016, na E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade, município de Presidente Médici-RO, com o objetivo de utilizar as brincadeiras infantis retratadas nas telas de Portinari como recurso de expressão e comunicação na aprendizagem da leitura, escrita e produção de texto de diferentes gêneros textuais.  
Após a aplicação da Avaliação Diagnóstica de aprendizagem e tabulação dos dados, verifiquei que as habilidades de reconhecer o assunto do texto e identificar a finalidade do texto, obtiveram um índice de 28% cada uma e que era necessário fazer intervenção pedagógica de modo que as crianças consolidassem tais habilidades.
O projeto foi dividido em 7 etapas, primando em sua sequência pela organização das ações de forma que existisse uma continuidade de desafios e uma diversidade de atividades. Ao final as habilidades  obtiveram um índice de 82% e 86%, respectivamente.
Um projeto maravilhoso, que ficará na memória das crianças e na minha.
Para saber mais sobre o desenvolvimento das atividades, acesse o relatório e fotos clicando aqui: https://pt.calameo.com/read/004877303637fa5a59fa1