sábado, 8 de setembro de 2012

PROJETO TRILHAS - HISTÓRIAS RIMADAS


              E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
    Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
    Relatório 

                 Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade proposta pelo Projeto Trilhas, através do Caderno de orientações – Histórias rimadas.

            No dia 06 de setembro, iniciei a atividade mostrando aos alunos as figuras do livro: Pêssego, pera, ameixa no pomar e questionando se eles conheciam os personagens que aparecem no livro e ao mesmo tempo solicitando que identificassem as histórias das quais fazem parte os personagens apresentados.

            Durante a apresentação, percebi que as crianças não tiveram dificuldades em reconhecer alguns personagens, tais como: Cinderela, João e Maria, Pequeno Polegar, Os Três Ursinhos, porém Robin Wood e Pastora não eram de conhecimento deles. Acredito que não tenham tido a oportunidade de conhecer essas histórias.

            Prossegui falando que cada página observada apresentava um segredo, ressaltando que era necessário ficarem bem atentos para conseguir descobri-lo.

            Realizei a leitura do texto, procurando evidenciar o ritmo, as rimas e as palavras conforme a orientação. Finalizei pedindo que comentassem o que entenderam. Alguns alunos, imediatamente comentaram que o texto era apresentado em rimas, porém ficaram chateados, pois até este momento não tinham descoberto o segredo.

 Em seguida, dividi a turma em quatro grupos para realizar a atividade com as cartelas de ilustrações que consiste em ordenar a sequência narrativa da história. Cada grupo recebeu as cartelas fora de ordem e deveriam organizá-las. Durante, a atividade passei pelos grupos para observar a maneira como cada grupo decidiu montar sua sequência. Um grupo, por não conseguir chegar a um acordo, permitiu que apenas um aluno colocasse as cartelas em ordem. Dois grupos discutiram qual a cartela poderia ser colocada. Outro grupo dividiu entre eles as cartelas e quem estivesse com a cartela a colocaria no local adequado.

            No momento da socialização, verifiquei que três grupos não tinham conseguido montar a sequência correta e apenas um grupo o fez corretamente. Então, fiz a leitura do livro e pedi aos três grupos que reordenassem as figuras. Ao terminarem perguntei aos alunos do grupo que fez corretamente a ordenação qual estratégia utilizaram para montar a sequência e eles responderam que descobriram o segredo e ficou fácil a montagem das cenas. Questionei se mais algum grupo havia descoberto o segredo, porém a resposta foi negativa. Só após a explicação do grupo que os demais perceberam do que se tratava.

            Como os alunos já estão no 2º ano, a atividade de leitura dos nomes dos personagens foi reformulada. Fizemos a anotação no quadro dos nomes dos personagens e eles foram identificando as histórias às quais pertenciam.

            Os alunos ficaram bastante envolvidos com a atividade e percebi que à medida que iam discutindo as possibilidades para resolvê-las novos conhecimentos se formavam e assim conseguiam concluir com êxito as ações propostas.

            Foi possível verificar ainda que este trabalho permite que os alunos possam recuperar o texto de memória utilizando as ilustrações, ao mesmo tempo em que se apropriam do conhecimento do tipo de texto apresentado, no caso o narrativo. Além disso, os alunos colocam em jogo estratégias de leitura no momento da antecipação do texto a ser lido, ampliando suas habilidades de leitura.


Presidente Médici, 08 de setembro de 2012.

PROJETO TRILHAS - HISTÓRIAS RIMADAS