sábado, 3 de novembro de 2012

PROJETO TRILHAS - JOGO: RIMAS

E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
    Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
Relatório


           Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade proposta pelo Projeto Trilhas, através do jogo – Rimas, nos dias 24 e 31 de outubro de 2012.
                No dia 24 de outubro, para iniciar a atividade, conversei com os alunos sobre o que é rima. Em seguida, utilizei alguns exemplos que seriam de fácil compreensão.
            Antes de iniciar o jogo, fizemos a leitura dos nomes das imagens nas cartelas e nas fichas, pois essa era uma forma de garantir que as crianças já conheciam o nome das imagens.
            No decorrer da atividade fui orientando aos grupos que fizessem a leitura dos nomes e observassem bem os sons ao final de cada palavra. Procurei relembrá-los do projeto Pequenos Poetas que havíamos realizado no início do ano letivo, chamando a atenção para as poesias que foram trabalhadas. Como as crianças pequenas ficam encantadas com as poesias, pois veem como uma brincadeira, o ritmo e as rimas logo são percebidas pelas crianças mantendo sua atenção à sonoridade das palavras.
            Com o jogo das rimas eles puderam retomar esse aprendizado e aos poucos foram relembrando o que estudaram. Percebi que alguns alunos a princípio não conseguiram formar os grupos de palavras, mas após a explicação em cada grupo, eles notaram que precisava observar o som ao final de cada palavra.
            Nesse primeiro momento realizei a atividade coletivamente e assim uns ajudaram aos outros. O domínio na leitura das palavras favorece o conhecimento e facilidade de associação.
            No dia 31 de outubro voltei a trabalhar o jogo, porém desta vez, em forma de competição. Os alunos deveriam escolher as cartelas com as imagens e em seguida preenchê-la no menor tempo possível. Observando os grupos notei que alguns conseguiam rapidamente completar sua cartela e quando perguntei a estratégia utilizada me disseram que era só observar as letras que aparecem na última sílaba.
            Como estamos trabalhando o conteúdo de acentuação, perguntei para eles o que acontece com as palavras vovô e vovó, pois terminam com as mesmas letras, porém não rimam. Para minha surpresa eles disseram que a diferença está no acento, já que um é circunflexo e o outro é agudo. Percebi então que além de saber que as rimas são produzidas por sílabas escritas com as mesmas letras, também sabem que precisam perceber o som dessas sílabas.
            Para prosseguir com a atividade, sugeri que eles tentassem encontrar outras palavras diferentes das que estão escritas nas fichas e que rimam com os nomes das imagens das cartelas. A princípio eles acharam que era difícil, pois não conseguiam lembrar, mas com o passar do tempo já estavam listando um grande número de palavras.
             Esse tipo de atividade auxilia na aquisição do sistema de leitura e escrita, uma vez que passam a compreender o que são letras, sílabas e fonemas. No período de alfabetização, as crianças ainda encontram dificuldades para associar a leitura e a escrita e ao estudar sobre rimas elas compreendem que os grafemas estão ligados aos fonemas e assim, avançam no processo de aprendizagem.

 
 
Presidente Médici, 01 de novembro de 2012.

FOTOS PROJETO TRILHAS - JOGO: RIMAS