sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PRÓ-LETRAMENTO - MATEMÁTICA

E.E.E.F.M. Carlos Drumond de Andrade
    Professora: Lucimara Lopes França
Ano: 2º ano A
Relatório de aplicação de atividade
Componente Curricular: Matemática.
Eixo Temático: Tratamento da informação.
            No dia 14 de novembro de 2012, apliquei a atividade apresentada no Pró-Letramento, Módulo Matemática que abordava o eixo temático Tratamento da Informação.

A atividade consistia na leitura de uma parlenda e continha alguns questionamentos acerca do texto. Dividi a turma em grupos e iniciei a atividade lendo o texto com as crianças e fazendo algumas perguntas sobre o mesmo. Nesse momento  revisei o gênero textual abordado na atividade e percebendo que alguns alunos ainda tinham dúvidas quanto ao gênero, aproveitei para saná-las.

Em seguida, cada grupo foi resolver a atividade. Passei de grupo em grupo para verificar as estratégias que cada um utilizou. Verifiquei que alguns não compreenderam a atividade, então li com eles as questões e juntos fomos montando a estrutura de resolução. Outro grupo conseguiu resolver sozinho, mas não conseguiu montar o gráfico. E outro, entendeu parte da proposta, porém só conseguiu concluir depois que fiz algumas intervenções.

Em outros momentos já havia trabalhado com a turma a leitura e interpretação de tabelas e gráficos, mas eles ainda não haviam construído sozinhos um gráfico ou montado uma tabela. A princípio, eles reclamaram que era difícil, após  as intervenções e a leitura demonstrando o passo-a-passo descobrira que não era tão complicado assim.

Esse momento de construção e compreensão coletiva é muito importante para a aquisição de conhecimento. Aos poucos as crianças vão internalizando conceitos e montando suas próprias estratégias de resolução de problemas.

Ao serem questionados se era mais fácil fazer sozinho ou em grupo, um aluno disse que em grupo eles tinham mais opções de ideias.

Para prosseguir com este conteúdo, vou elaborar mais atividade com essa temática, verificando e analisando a evolução na aprendizagem neste eixo.
 
Presidente Médici, 15 de novembro de 2012.